Mizé Jacinto
pontes para a consciência
Constelações Familiares
- Formação e sessões de terapia em grupo e individuais
O que são Constelações Familiares
As Constelações Familiares são uma abordagem de raiz psicoterapêutica de natureza fenomenológica e sistémica, desenvolvida pelo psicoterapeuta e cientista Bert Hellingher.
Este método baseia a sua atuação na observação de que todo indivíduo faz parte de um sistema e, como tal, sofre influências de outros membros e acontecimentos do sistema de origem. O sistema é como uma teia, ao tocarmos num dos seus fios, o efeito de ressonância espalha-se e permite localizar e remover os bloqueios do fluxo amoroso de qualquer geração ou membro da família.
As constelações ajudam-nos a compreender que por trás de determinados comportamentos, confusos ou aparentemente incompreensíveis há uma ordem oculta, que por trás de cada gesto há amor, lealdade, e uma história. O conhecimento dessas histórias possibilita a tomada de consciência a um nível profundo, do que está a acontecer, e qual a raíz do desequilibrio, e a partir daí é possivel identificar com mais clareza e solucionar problemas e conflitos internos de cada individuo e da sua família, atuando no presente e nas gerações futuras.
Para tal é necessário que se restabeleçam as “Ordens do Amor”, que são as Leis reguladoras do fluxo evolutivo, para que tudo fique no lugar certo e se rompam os padrões e sintomas doentes e condicionantes: O PERTENCIMENTO, A ORDEM E O EQUILÍBRIO – De forma a incluir os excluídos, honrar a ancestralidade, ocupar o seu próprio lugar e deixar que os outros ocupem o seu, libertando assim os emaranhados ocultos do sistema familiar, promovendo a fluidez do amor e da vida.
A quem se destinam
A pessoas que desejem trabalhar algum aspecto da sua vida que os preocupe seriamente: doenças doenças e sintomas, comportamentos de risco, feridas da infância, dificuldade de relacionamentos, dificuldade de aprendizagem, afetos, vícios e dependências, mortes não superadas, sentimento de culpa, sentimentos não identificados, traumas, padrões de vida que se repetem, sofrimento interno, vazio interior, culpa, depressão, suicídio, exclusão, questões profissionais, etc.
Observações:
Este método não requer a presença de toda a família, pois trabalha-se o sistema familiar a partir de uma única pessoa.
A aprendizagem é para todos os integrantes, no só para quem constela.
Ao concluir uma constelação, devemos respeitar o sistema e não fazer comentários sobre o que aconteceu.
Esta terapia esta também disponível em sessões individuais.
Constelação Individual
A Constelação Individual é oferecida para atendimento no consultório; onde apenas o cliente e o terapeuta fazem parte do processo.
No contato pessoal com o cliente, o terapeuta pode fazer experiências com a estrutura do processo, com as frases e seus efeitos na percepção corporal e nas sensações, a fim de encontrar um lugar seguro e boas imagens para o cliente.